• Mediconchip

Modelo do Coronavírus mais próximo do real é criado em 3D.

Pela primeira vez um estúdio de animação (com base em estudos científicos) chegou a um resultado do que seria o modelo mais próximo da realidade do SARS-CoV-2. Um estúdio especializado em animações biomédicas criou o modelo mais preciso até o momento do SARS-CoV-2, o novo coroavírus, e lançou um vídeo que mostra as estruturas ampliadas do vírus que provoca a Covid-1. Com a largura de um milésimo de um fio de cabelo humano, o SARS-CoV-2 é está sendo considerado como mais uma máquina molecular do que um organismo vivo. O modelo pode ajudar em estudos para a descoberta de tratamentos da Covid-19.


Assista ao vídeo e veja como o novo coronavírus ataca as células hospedeiras do corpo e as utiliza para se multiplicar, eliminando-as em seguida, e como o organismo humano reage para se defender.



As cores brilhantes mostram as proteínas codificadas pelo genoma e os tons de cinza correspondem às estruturas retiradas pelo vírus da célula hospedeira.


Imagem em 3D do novo coronavírus é considerada a mais precisa até agora. - Foto: Reprodução/Visual Science

De acordo com o estúdio Visual Science, empresa de animação responsável pelo projeto, foram utilizadas as mesmas técnicas de bioinformática estrutural usadas nas pesquisas básicas e desenvolvimento de medicamentos. Além de pesquisas científicas, os animadores se basearam também em dados compartilhados por virologistas em um banco de dados mundial (Protein Data Bank).

O mesmo estúdio já desenvolveu modelos em 3D de vírus como HIV, Ebola, influenza A/H1N1 e a Zika, para auxiliar nos estudos de pesquisadores e cientistas na descoberta de tratamentos e da cura para as doenças.

ENDEREÇO

 

PARQUE TECNOLÓGICO DE BELO HORIZONTE | BH-TEC
Rua Professor José Vieira de Mendonça, 770
Engenho Nogueira - CEP 31.310-260
Belo Horizonte / MG / Brasil

ASSINE NOSSA NEWSLETTER